Estratégias para pequenos e médios hotéis para o pós-crise
marketing digital para hotéis
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16/04/2020

Estratégias para pequenos e médios hotéis para o pós-crise

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Estratégias para pequenos e médios hotéis para o pós-crise

Primeiro, cabe esclarecer que o marketing não deve ser a única estratégia do seu meio de hospedagem para enfrentar essa crise.

Gestão estratégica, redefinição do orçamento anual, corte de custos e despesas, gestão de pessoas, liderança, são somente alguns exemplos de outros aspectos que você deve repensar.

Mas o marketing hoteleiro vai ser muito importante também porque, se bem pensado e executado, vai ajudar nas reservas diretas e a um custo muito menor que as comissões pagas para as OTA’s.

Marketing direto

Marketing direto é o marketing focado para uma pessoa ou grupo específico de pessoas. Um exemplo de marketing direto muito usado no passado eram as famosas malas diretas.

A ideia é que não temos tempo nem dinheiro a perder! Por isso, segmente bem seu público (grupo de pessoas) com maior chance de reservar com seu hotel na retomada.

Dessa forma, você não “pulveriza” seus investimentos nem seus esforços. Fale diretamente e de forma personalizada com que tem mais chance de comprar!

Segmentação geográfica
Muitos especialistas e profissionais do nosso mercado tem um entendimento em comum: As primeiras viagens serão para locais mais próximos dos viajantes, e que possam ser feitas de carro.

Ou seja, a sequência da retomada se dará por viagens locais, viagens regionais, viagens nacionais e por fim, viagens internacioais.

Claro que isso não é uma regra absoluta, mas sim um tendência. Sem falar que haverá diferenças entre viagens corporativas e de lazer.

Mas o que eu quero dizer com isso, é que seus esforços e investimentos em marketing devem ser para as pessoas/ viajantes que moram em cidades e estados próximos.

No caso de publicidade paga, anúncios na internet e etc., foque nessas localidades.

Marketing digital
Importante em todas as épocas mas crucial nente nesse momento, o marketing digital hoteleiro deve ser explorado ao máximo nessa retomada.

Através do marketing digital você consegue fazer anúncios no Google para as pessoas que estão buscando por hospedagem na sua cidade ou bairro. Chamamos isso de marketing de intenção, ou seja, o viajante tem a intenção de se hospedar na sua região, dessa forma é um potencial cliente.

Com o marketing digital você deve e pode manter um relacionamento com sua base de clientes e seguidores através de diferentes canais digitais com as redes sociais e campanhas de e-mail marketing.

Campanhas de anúncios no Facebook e no Instagram também são relevantes.

Política de preços
Um dos maiores medos hoje na hotelaria é que essa crise gere uma guerra tarifária. Inclusive muitos gestores já estão baixando significativamente suas tarifas.

Cuidado! Não baixe radicalmente os valores das diárias para períodos muito lá na frente como setembro em diante, pois ainda não sabemos como será o cenário e a demanda no futuro.

Outra questão é que se você entrar em uma guerra tarifária com seus concorrentes diretos, vocês podem jogar a diária média do destino de vocês lá em baixo.

Uma sugestão é você se reunir com os principais hotéis e pousadas da sua região e definirem juntos uma tarifa mínima.

É importante definirem por categoria de meio de hospedagem (supereconômico, econômico, midscale, etc.) e também por período (por mês e por dia de semana x fim de semana).

Negociação
A habilidade de negociação será muito importante para a retomada do seu meio de hospdagem.

Negocie prazo de pagamento, conceda descontos melhores em troca pagamentos antecipados, faça o processo de follow-up das negociações, troque descontos na hospedagem por upgrades, etc.

É importante também você dar autonomia para as pessoas da sua equipe que trabalham nas vendas e reservas.

Deixe claro quais alternativas e condições de negociações eles têm à disposição, dessa forma o fechamento é mais rápido e não fica centralizado em você.


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