12 dicas práticas de marketing digital para seu hotel em 2020
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29/01/2020

12 dicas práticas de marketing digital para seu hotel em 2020

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12 dicas práticas de marketing digital para seu hotel em 2020

Para muitos proprietários de hotel, o marketing digital de hotéis é um território desconhecido ou novo.

Embora estratégias de marketing conhecidas ainda possam ser aplicadas em alguns casos, a mudança de comportamento do consumidor exige estratégias novas e eficazes para ganhar força e melhorar as vendas. Também é extremamente importante entender que o mercado agora é impulsionado por conveniência e experiências, e é necessário mudar para acompanhar a concorrência.

Por exemplo, os millennials agora representam dois terços do poder de compra no mundo e estatísticas recentes mostram que o millennial médio gasta mais de cinco horas por dia nas mídias sociais. Com isso em mente, os hotéis que não produzem conteúdo no Facebook, Instagram e outras plataformas sociais são praticamente invisíveis e, quando você considera o poder de compra acima, isso pode ser extremamente prejudicial às vendas e à reputação do hotel.

Neste artigo, examinamos alguns dos meandros envolvidos com o marketing digital de hotéis e as ações específicas que você pode executar para avançar no setor.

Os hotéis bem-sucedidos terão uma estratégia de marketing digital que inclui todos os pontos deste artigo. Embora algumas experiências possam ser digitais, outras são muito mais pessoais e a tendência comum dessas iniciativas é que o cliente esteja sempre certo.

De qualquer forma, não se trata apenas de fazer um pouco aqui e ali, mas de criar um plano de marketing que ajudará o hotel a se destacar.

Agora, vamos mergulhar em doze dicas práticas para o marketing digital de hotéis em 2020:

1. Você precisa de um site incrível para apoiar seus esforços de marketing digital em hotéis

Muitos visitantes acessam a Hoteis.com ou um dos muitos outros mecanismos de reserva para encontrar as melhores ofertas. No entanto, você também saberá que muitos usuários online procurarão no site do hotel mais informações ou um preço ainda melhor para a noite. Com isso em mente, você absolutamente precisa de um site atraente para obter os melhores resultados. E um ótimo site é crucial, quer você trabalhe nos negócios de hotelaria, saúde digital, financeiro, financeiro, TI ou qualquer outro negócio lá fora.

Aqui estão mais alguns benefícios de ter um site incrível:

Localização - Você pode elaborar a localização e descrever os recursos da área, em vez de apenas explicar como um turista pode chegar ao seu hotel. Na maioria dos casos, a localização é a primeira maneira pela qual um hotel pode se diferenciar da concorrência.

Os mecanismos de reservas por voz são genéricos por natureza, mas ter seu próprio site é uma oportunidade para os hotéis falarem diretamente com o cliente. Em outras palavras, você pode manter as coisas mais pessoais ou de conversação e "falar o idioma deles" para estabelecer um relacionamento com clientes em potencial.

Características - Por que os clientes podem escolher seu hotel em detrimento de outro? Ter um site dedicado permite descrever os recursos mais atraentes que o diferenciam de qualquer outro hotel. Como você sabe, os mecanismos de reserva raramente levam tempo para destacar esses aspectos da maneira que provavelmente deveriam.

SEO - A otimização do mecanismo de busca é essencial para o sucesso a longo prazo e o marketing digital de hotéis dependerá cada vez mais desse esforço para produzir informações valiosas para o usuário final. Com seu próprio site, você pode melhorar palavras-chave e links de mídia social para reservar classificações de pesquisa e, com o tempo, isso pode reduzir a dependência de um hotel desses mecanismos.

2. Produza grandes quantidades de conteúdo
O marketing de conteúdo parece estar no ar agora, mas há boas razões para esse foco. Em outras palavras, o conteúdo é a melhor maneira de direcionar tráfego sustentável para as listagens de hotéis, e a criação desse conteúdo é, sem dúvida, a estratégia mais eficaz.

Como regra, existem duas formas de conteúdo - imagens e descrições:

Imagens

Você precisa de um fotógrafo profissional para um site de hotel e nada menos do que isso não serve. Imagens de alta qualidade contam uma história e fotógrafos profissionais sabem como capturar essa história em cada cena. Quando você pensa sobre isso, essas imagens são o rosto da sua marca e cada mecanismo de reserva também usa essas fotografias, por isso faz sentido dedicar tempo, esforço e dinheiro para causar a primeira impressão correta.

Descrições

Se o café da manhã do hotel é uma lenda ou se cada quarto oferece vistas pitorescas da varanda, você precisa transmitir esses detalhes em voz alta e clara. Roupas de cama de luxo, funcionários simpáticos e saunas são características de que você provavelmente se orgulha e que precisa ser comunicado aos hóspedes em potencial.

Simplificando, seus convidados não saberão o que você não lhes diz e esses recursos são o que a maioria das pessoas pensa quando se trata de escolher a melhor opção para uma estadia futura.

3. Marketing de meta-pesquisa

Você sabia que mais de 70% das reservas de hotéis vêm de agências de viagens on-line (OTA), como Kayak, Booking, Priceline ou Expedia? É verdade, e o marketing de meta pesquisa é a melhor maneira de aumentar o número de reservas diretas no site de seu hotel. De fato, o uso de uma estratégia de meta pesquisa para marketing digital de hotel pode reduzir drasticamente a necessidade desses OTAs e permitir que o hotel crie um funil de vendas muito mais poderoso.

Só para você saber, o marketing de meta-pesquisa filtra a disponibilidade e as tarifas dos hotéis e mostra esses resultados em um local central. Por exemplo, você acessa expedia.com e digita hotéis em Chicago. Você vê todos os hotéis listados na Expedia para Chicago. Por esse motivo, um hotel pode definir campanhas publicitárias regulares e usar anúncios baseados em cliques para expor suas ofertas semanais ou mensais a milhões de usuários on-line.

Ao mesmo tempo, obter críticas positivas e sinais sociais é igualmente importante para esse processo; portanto, os hotéis devem lembrar frequentemente os hóspedes para deixarem críticas ou comentários positivos sobre sua experiência.

4. Gerencie todas as críticas e reputação online

Como você deve saber, o Tripadvisor esteve sob escrutínio nos últimos anos devido a avaliações falsas e atividades bastante sinistras - e também retaliaram violentamente contra os infratores, o que resultou em acusações e tempo de prisão.

No entanto, a reputação é tudo no setor hoteleiro e as revisões on-line ainda são a única maneira de obter uma visão independente de uma experiência hoteleira.

Embora centenas de críticas de cinco estrelas resultem inevitavelmente em mais vendas, mesmo uma crítica ruim pode prejudicar gravemente a reputação de um hotel.

Por esse motivo, é importante solicitar críticas positivas aos clientes e deixar lembretes sobre essa solicitação a cada passo. Você também deve compartilhar essas críticas positivas nas mídias sociais e ter um tempo para responder com apreço por essas críticas, demonstrando sua atenção.

Por fim, responder a críticas negativas é igualmente importante para o gerenciamento de reputação online. Ou seja, é sua chance de pedir desculpas e melhorar e aliviar quaisquer preocupações que essa revisão possa apresentar a futuros hóspedes.

5. SEO para marketing digital de hotéis

O marketing digital de hotéis depende bastante do SEO e isso pode ser dividido em duas categorias - SEO no local e fora do site. Embora o SEO no local seja muito mais rápido e fácil de implementar, deve-se saber que o SEO externo é frequentemente a maneira mais eficaz de obter tração online.

SEO local - O SEO local refere-se a como você pode otimizar elementos em um site de hotel para aumentar a visibilidade online. Você pode usar essa estratégia para melhorar páginas, postagens, imagens e até a estrutura do site. No entanto, a estratégia de palavras-chave é sem dúvida o aspecto mais importante do SEO no local e isso pode melhorar drasticamente a quantidade de tração e visitantes que um site de hotel receberá.

SEO externo - SEO externo é um processo que geralmente envolve a criação de backlinks externos para um site de hotel a partir de outros recursos e diretórios online. Os sinais de compartilhamento social também contam para esse esforço, mas as postagens de convidados, postagens patrocinadas e referências são algumas das maneiras mais comuns de melhorar o SEO externo.

6. Foco no SEO 

Qualquer tipo de SEO é uma coisa boa, mas o SEO pode produzir resultados imediatos para um site de hotel. Enquanto muitas pessoas assumem que o SEO apenas tende a otimizar imagens, descrições, tags ou títulos em um site, há muito mais nesse processo.

Por exemplo, o Yelp, o Tripadvisor e outros sites de listagem mantêm informações importantes sobre o seu site.

Você pode iniciar seus esforços locais de SEO otimizando e melhorando os detalhes dessas listagens. Além disso, o Google Meu negócio é cada vez mais eficaz em termos de classificação para consultas de pesquisa local e você deve garantir que todos os aspectos desse perfil estejam completos para aproveitar essa oportunidade.

Por outro lado, você também pode se concentrar no conteúdo local e criar postagens ou vídeos sobre atividades, eventos ou atrações nas proximidades. Com isso em mente, o SEO local pode ajudar a dar ao site do hotel um maior senso de relevância para as consultas de pesquisa e essa autoridade é essencial para o marketing digital do hotel.

7. Como os hotéis são promovidos nas mídias sociais?

Muitos proprietários de hotéis esquecem que o Facebook ainda é o rei das mídias sociais e a melhor máquina para impulsionar o marketing digital de hotéis.

Avaliações positivas - Se você pensar bem, as seções de avaliações são posicionadas na parte superior de uma página do Facebook, mas muitos hotéis parecem ignorar completamente esse recurso. Se você tem uma pilha de avaliações no Tripadvisor ou em outro lugar, críticas positivas nesta seção incutirão confiança e confiança nos hóspedes em potencial.

Vendas no Facebook - O Facebook agora permite que os empresários recebam reservas e até pagamentos através da plataforma. De fato, a Trivago recentemente premiou um resort no México por suas excelentes campanhas de mídia social, que resultaram em um número especialmente grande de reservas diretas via Facebook.

Twitter - Embora muitas vezes esquecido no Instagram ou no Facebook, o Twitter é uma ferramenta fantástica para atingir um mercado-alvo muito específico. A Trivago também premiou a Cedar Manor no Reino Unido pela forma como o hotel consegue direcionar tanto tráfego usando hashtags para destacar eventos, notícias e atrações na área local.

Instagram - Escusado será dizer que o Instagram oferece aos hotéis a oportunidade de alcançar um mercado incrivelmente grande e, com as imagens certas, essa é outra maneira óbvia de demonstrar a alta qualidade do hotel.

Pessoas - por outro lado, as mídias sociais são sobre as pessoas e algumas das melhores estratégias de marketing digital de hotel são aquelas que envolvem a equipe e as pessoas atrás do hotel. Afinal, as histórias são incrivelmente eficazes no marketing de conteúdo e contar histórias sobre a equipe é uma ótima maneira de criar um relacionamento significativo entre o hotel e os possíveis hóspedes.

8. Escuta social em hotéis

Caso você esteja se perguntando, a escuta social se refere à estratégia de marketing digital do hotel que usa rastreadores e ferramentas para alertar a empresa sobre menções on-line.

Mas por que isso é importante?

Bem, esta é sua chance de interagir com os hóspedes e mostrar aos futuros clientes o quanto você se importa. Ao mesmo tempo, você não pode responder ao que não conhece e as seguintes plataformas podem ajudar as empresas a saber quando recebem uma menção no mundo online:

Hootsuite - Embora muitas pessoas usem o Hootsuite para automatizar postagens em mídias sociais, você também pode usar o painel para procurar menções no Facebook, Instagram, Youtube e na maioria das principais plataformas.

Curalate - Curalate tem como objetivo melhorar o processo de venda de hotéis e esta plataforma permite conectar conteúdo de mídia social ao seu site, enquanto verifica menções no processo.

Sprout Social - Formar conexões significativas com os hóspedes é muito importante para um hotel, e o Sprout Social oferece muitas soluções que podem identificar interações on-line relacionadas a o seu hotel.

Buzzsumo - BuzzSumo é uma ferramenta de monitoramento fantástica que ajuda a encontrar conteúdo nas mídias sociais relacionadas ao seu hotel. Na verdade, você pode até entrar no domínio e os links devem aparecer instantaneamente.

9. Experimente os Anúncios dinâmicos do Facebook para hotéis

Caso você esteja se perguntando, os anúncios do Facebook estão longe de "mortos" e muitas empresas continuam a concentrar a maior parte de seu orçamento de marketing nessa plataforma. De fato, a Wish agora é uma das maiores lojas de comércio eletrônico do mundo, com cinco milhões de usuários, e essa plataforma foi construída quase inteiramente usando o Facebook Ads nos últimos anos.

O Travel Ads é uma nova iniciativa que permite aos hotéis exibir seus anúncios no Facebook e no Instagram para pessoas com maior probabilidade de viajar. Por exemplo, se um usuário estiver navegando em hotéis e ainda fazer uma reserva, os anúncios de viagem colocarão seu hotel na frente deles para datas e preços específicos.

No que diz respeito ao marketing digital de hotéis, os anúncios dinâmicos do Facebook são certamente uma das estratégias mais interessantes para alcançar o setor nos últimos anos.

10. Email marketing para hotéis

O marketing por email é cada vez mais importante no setor hoteleiro, e isso é especialmente verdade no momento em que anúncios e marketing de mídia social são tão comuns. Ao mesmo tempo, essa também é uma das maneiras mais acessíveis de atingir um público-alvo e uma que não exige custos iniciais.

No entanto, é importante adotar a abordagem correta para o marketing digital de hotel e aqui estão apenas três das várias considerações importantes a serem lembradas:

Segmentação - Você não pode iniciar uma campanha de marketing por email sem um plano robusto e a definição de seu público é extremamente importante para garantir que seus emails cheguem ao lugar certo. Em outras palavras, você não pode simplesmente enviar a todos o mesmo email e esperar sucesso, e seu banco de dados deve ser dividido em categorias de interesse.

Chame a atenção - Não é preciso dizer, mas o conteúdo genérico não tem lugar no email marketing e você precisará usar ofertas, descontos ou informações sobre eventos locais para atrair a atenção dos usuários ideais. De qualquer forma, simplesmente deve haver um valor genuíno e único no e-mail para causar algum impacto.

Incentive o respeito - você deve realmente tratar seus clientes como a realeza e procurar criar um relacionamento significativo que os faça querer abrir seus e-mails em primeiro lugar. Você também deve receber o feedback desses e-mails e tentar estabelecer com precisão o que o cliente deseja ouvir de você.

A mensagem geral aqui é que o marketing por email é eficaz quando você adota a abordagem correta.

11. O remarketing foi ativado on-line (NÃO ignore esta estratégia!)

O remarketing de hotéis é um processo que ajuda os hotéis a se envolver com clientes em potencial que podem ter visitado o site do hotel e abandonado sua pesquisa. Ou seja, você pode usar essa estratégia para fazer com que esses usuários revisitem o site e façam uma compra na segunda vez que perguntarem. Se você pensar bem, isso é extremamente eficaz, porque você já sabe que o usuário está pronto para fazer uma compra.

Mas como você pode usar a observação como parte da sua estratégia de marketing digital de hotel?

Os anúncios de remarketing simplesmente segmentam usuários anteriores com descontos ou ofertas para reativar esses clientes.

Nesse sentido, seu anúncio será exibido no feed de notícias dos usuários e os tentará com uma oferta aprimorada. Como regra, é importante que esta campanha ofereça muito valor e as palavras-chave corretas precisam ser usadas para alcançar o maior público possível.

Lembre-se de que é tão importante ser sutil ao invés de "na sua cara", e esperamos que o valor da oferta seja suficiente para atrair esse cliente a reservar o hotel.

12. Tecnologias emergentes

Novas tecnologias estão se mostrando extremamente poderosas para a indústria hoteleira, com os chatbots causando um impacto significativo. Como você deve saber, os chatbots são criados por desenvolvedores e têm várias funções que aprimoram o desempenho e a experiência do usuário em um site.

Existem dois tipos de bots de bate-papo que podem ser usados ​​para o marketing digital do hotel - chatbots para o site do hotel e bots de bate-papo para o quarto de hotel via Alexa.

Para muitas pessoas, eles saberão que os bots de bate-papo podem se envolver com sucesso com os clientes por meio do messenger e extrair dados críticos que podem ser usados ​​para acompanhamento posterior no hotel.

Por outro lado, os dispositivos habilitados para voz podem usar o Alexa para melhorar a experiência do hotel e fornecer assistência valiosa aos hóspedes, assim como o Amazon Echo faz na cozinha.

Conclusão

Como você pode ver, o marketing digital para hotéis é um tópico vasto. Ainda assim as dicas acima oferecem alguns direcionamentos para criação de estratégias e soluções para você aproveitar o ambiente digital e gerar mais reservas diretas.


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