Por que a mais recente atualização do algoritmo "BERT" do Google é uma vitória para reservas diretas de hotéis
marketing digital para hotéis
Blog
28/01/2020

Por que a mais recente atualização do algoritmo "BERT" do Google é uma vitória para reservas diretas de hotéis

f compartilhe
Por que a mais recente atualização do algoritmo

Os hotéis podem se beneficiar de reservas mais diretas graças a uma recente atualização de algoritmo do Google. Enquanto os OTAs tradicionalmente exibem seus resultados nos resultados de pesquisa com a marca de hotel, a nova atualização do algoritmo "BERT" do Google já diminuiu essas aparências e teve um impacto significativo na Expedia e no TripAdvisor.

Ambas as empresas experimentaram recentemente uma queda nas ações, e a Expedia registrou seu pior desempenho em um dia já registrado. A gerência da Expedia observou uma "fraqueza incremental nos volumes de SEO e uma mudança relacionada aos canais de marketing de alto custo" - um comentário diretamente relacionado à alteração no algoritmo do Google.

Então, o que isso significa para hotéis? Em teoria, isso significa que a atualização do BERT direcionará mais tráfego orgânico para o site do hotel diretamente, supondo que o site do hotel tenha uma base sólida. Na postagem a seguir, discutiremos o que é o BERT com mais detalhes e as maneiras simples de garantir que seu site esteja configurado para funcionar.

O que é o BERT?
BERT significa Representações de codificadores bidirecionais dos transformadores. De acordo com a explicação oficial do Google, é uma "técnica baseada em rede neural para pré-treinamento em processamento de linguagem natural (PNL)".

Apesar dessa descrição bastante complexa, a premissa básica desta atualização é relativamente simples. Essencialmente, o BERT foi projetado para entender melhor o contexto e a intenção por trás das consultas de pesquisa conversacional.

Isso é feito observando o conteúdo que vem antes e depois de cada palavra em uma frase de pesquisa. Este é um passo adiante: ao contrário, os algoritmos NLP (Processamento de Linguagem Natural) padrão só podem analisar as palavras uma por uma em ordem.

Como a atualização do BERT pode impactar seu hotel?
O BERT já teve um impacto negativo notável no volume de tráfego orgânico da Expedia e do TripAdvisor, e a implicação é que os hotéis se beneficiarão dessa mudança na dinâmica dos mecanismos de pesquisa. Como isso pode acontecer?

Historicamente, os OTAs conseguiram absorver uma grande quantidade de tráfego de pesquisa orgânica porque as nuances nas consultas de pesquisa não eram facilmente compreendidas. Um viajante pode procurar um hotel, mas receber resultados para uma OTA. O BERT mudará isso detectando sutileza na linguagem e fatorando na relação de preposições (como “para”, “para”, “in” e “com”).

Isso pode ser especialmente positivo para hotéis quando os viajantes pesquisam durante a fase de conscientização e consideração de sua viagem. No nível superior do funil de pesquisa, as consultas típicas (por exemplo, "hotéis em Nova York", "hotéis em Nova York com piscina") têm maior probabilidade de serem interpretadas corretamente e fornecem um hotel como resultado, em vez de uma OTA com base no alinhamento com intenção do usuário.

Como os hotéis podem aproveitar a atualização do algoritmo do Google?
O BERT não foi lançado para penalizar sites específicos; destina-se simplesmente a fornecer aos usuários resultados de pesquisa mais relevantes. Como tal, não há realmente nada de novo que o seu hotel deva fazer. Dito isso, se você quiser tirar proveito desta atualização, é importante ter um site sólido com foco em conversão e presença direta.

Estruture seu site e forneça conteúdo que ofereça uma experiência do usuário que reduz o atrito da jornada do cliente. Isso deve levar em consideração os diferentes estágios da conscientização do cliente e deve destacar de forma destacada as informações que ele procura durante a experiência de navegação e reserva.


CASO DE SUCESSO

Ao trabalhar com ESPECIALISTAS em Marketing Hoteleiro

3x

mais acessos

250%

aumento de reservas online